segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Manifestantes Virtuais!


Planeta Terra! Cinco continentes, mais de duzentos países, mais de 6,5 bilhões de pessoas. Somos apenas um pedaço quase que insignificante nessa grande massa e isso muitas vezes nos faz pensar que nossas atitudes individuais não têm força ou impacto sobre o mundo. Mas será mesmo?

Cada ação individual nossa pode transformar-se em coisas maiores e é um erro pensarmos que o que fizemos não resultará em alguma mudança. Isso é em todos os aspectos.
Por exemplo, o lixo que você jogar na rua vai sim poluir, será um pedaço de plástico a mais no oceano, poderá resultar na morte de um animal marinho e por fim desencadear uma série de coisas que hoje você nem imagina. O mesmo principio serve para nossas ações perante a sociedade. Você é apenas 1 no meio de 6 bilhões e meio de pessoas, porém você pode mudar a sociedade, você pode fazer a diferença na sua comunidade.

Hoje dispomos de uma ferramenta fascinante que não havia há algumas décadas, a internet! A internet é muito mais que uma fonte de pesquisas, informações, humor e diversão, ela é também um ‘espaço’ onde pessoas de diferentes lugares conseguem encontrar-se e trocar opiniões, onde a liberdade de expressão AINDA não foi censurada, e graças a isso ela é também uma ferramenta para mudanças!

Recentemente estava para ocorrer um extermínio de uma população indígena no Brasil, a mídia não divulgou nada, não houve reportagens na televisão, não saiu nos jornais e o que tudo indicava é que os 170 últimos índios iriam realmente morrer e serem esquecidos. Entretanto, começou circular na internet a história deles e houve uma grande mobilização para impedir a chacina, não só no Brasil como também em outros países. Deu resultado! Graças aos internautas muito mais que vidas foram salvas, foi salva uma cultura, conseguiu-se direitos, proteções! Cada cidadão que resolveu compartilhar o que estava acontecendo e manifestar-se contra aquilo fez um pequeno gesto, que foi somando-se e ganhando força até resultar no sucesso.

Outro caso do Brasil também, que a internet mudou o rumo das coisas, foram nas eleições deste ano. Em diversas cidades de todo o país a internet foi fundamental para os candidatos ganharam ou perderem votos. Um bom exemplo foi o que ocorreu na segunda maior cidade do mundo, São Paulo, onde tudo indicava que o futuro prefeito seria um homem que até então era do povo e buscaria soluções para a cidade. Porém, semanas antes das eleições começaram a divulgar coisas sobre seu passado que até então não se sabia. O resultado disso foi uma redução exponencial de adeptos. O oposto ocorreu em Porto Alegre, onde um candidato a vereador não fez folhetos com sua foto e seu número, ao contrário, fez algumas lixeiras e colocou na cidade para as pessoas não jogarem no chão os papeis das campanhas de outros candidatos, a partir do momento que uma pessoa comentou sobre isso nas redes sociais os moradores passaram a interessar-se pelo ‘político da campanha limpa’.

As pessoas muitas vezes têm boas ideias, boas intenções e querem fazer a diferença, mas não sabem como, ou não tem a iniciativa de mobilizar-se para uma passeata pública digamos, e nesses casos a internet pode ser uma ferramenta para cada um fazer sua parte para mudar alguns pontos sociais, talvez não seja uma única pessoa que vá conseguir resultados, mas a internet proporciona essa interação das pessoas, onde cada um faz uma parte, e cada um dá um passo a mais.

Penso que um das formas que temos de mudar as coisas seja essa, há muitas coisas que podem ser feitas das mais diferentes formas, podemos ajudar moradores de rua, fazer serviço voluntário, proteger a natureza e animais, mas para a grande maioria da sociedade essas práticas até parecem legais mas não são efetivamente feitas. Para essas pessoas, que não possuem uma grande disposição para ações reais, a internet apresenta-se como um recurso mais cômodo e que pode ser útil e eficiente em muitos aspectos.


PS: Esse texto fiz para uma apresentação que farei aqui em Portugal, por isso há partes que falo do Brasil como sendo 'fora'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário