sábado, 20 de outubro de 2012

Religiões


O Ano era 1859, Charles Darwin mostrava ao mundo um livro que viria a revolucionar tudo aquilo em que se acreditava sobre a origem e desenvolvimento do planeta Terra. ‘A Origem das Espécies’ trazia uma visão de evolução gradativa em todos os aspectos planetários, e explicava como o raciocínio e a sapiência também passam por um processo de aperfeiçoamento.  Um século e meio após continuamos evoluindo nossos pensamentos, nossa visão de mundo e nossa capacidade de aceitação de ideias.

Na época de Darwin um dos maiores poderes, se não o maior, de todo o mundo era a Igreja Católica, a qual possuía direitos sobre governos e ditava leis das quais muitas vezes serviam apenas para quem não pertencesse a Igreja, pois quem era do clero gozava de uma imunidade divina para os mais diferentes atos que eles mesmos condenavam.

Poderia escrever um livro só com os pecados praticados pela Igreja Católica durante os 2 milênios passados. Matar em nome de Deus, recrutar crianças para ir à guerra, caçar, torturar e matar pessoas que julgavam serem ‘bruxas’ as vezes por possuírem uma verruga no rosto, papas casado e com filhos quando o celibato era obrigatório, o atraso tecnológico com a proibição da ciência, mais recentemente os intermináveis casos de padres pedófilos. Tudo isso era muito bem amparado pela Bíblia, em determinadas passagens selecionadas e interpretadas de forma que absolvia seus erros, Bíblia esta que foi modificada e moldada pela Igreja com o passar dos séculos. Os Concílios de Constantinopla foram responsáveis por adicionar e refutar heresias, modificar passagens bíblicas e até eliminá-las de vez, de forma que a cada modificação o Império Católico ganhasse mais autoridade e poder.

Nos últimos anos tenho visto um aumento exponencial de ateus, os quais criticam principalmente a maneira como a Igreja manipula seus fiéis e utiliza disso para enriquecer cada vez mais. Isso não é um caso único da Igreja Católica, pelo contrário, as igrejas evangélicas que surgiram no último século são as mais abusivas dentre todas, e isso não se trata apenas de dinheiro, enquanto pregam frases de amor ao próximo condenam todas as pessoas que lhes convém, ‘não há salvação’ se você for homossexual, ateu, tatuado ou não simpatizar com suas ideias. Pastores e bispos como Silas Malafaia e Edir Macedo construíram impérios e ficaram milionários com arrecadações de seus fiéis, os quais de alguma maneira cega entregam o dinheiro que muitas vezes lhe faltaria em casa em troca de um lugar no céu.

Não condeno as religiões, penso que são fundamentais no mundo em que vivemos, contudo não se pode de maneira alguma utilizar a fé das pessoas para benefício próprio. Há pessoas em situações difíceis, com pensamentos suicidas e depressão, que quando vão até estas igrejas conseguem um auxílio emocional e superam suas fases ruins, isso é ótimo, não tem como negar que há um efeito positivo, porém ocorre uma lavagem cerebral na qual convence-se as pessoas de que quanto mais DINHEIRO elas darem para a igreja mais recompensas terão. Me pergunto como essas pessoas não se indignam vendo seus bispos chegando em suas paróquias com Mercedes-Benz ou helicópteros novos financiados pelo valor da fé. Não pensam que se utilizarem todo esse dinheiro para comprar alimentos e cobertores para quem precisa, Deus irá valorizar muito mais?

Boa parte da sociedade brasileira pertencente a estas religiões distorce o que é importante e útil, não importa se você faz o bem, ajuda as pessoas e procura ser uma pessoa correta, se seus princípios religiosos, sua opção sexual, ou alguma outra linha de pensamento não condizer com os parâmetros pregados por eles você será criticado, xingado e condenado. Curiosa é a liberdade que os fiéis possuem para fazer isso enquanto ninguém tem o direito de falar nada sobre eles.

Sou Espírita, Kardecista, não apenas por que cresci nesse meio, mas sim pela coerência pregada. Ninguém paga algum tipo de dizimo, ninguém é julgado, não há nenhum tipo de pastor, padre, entidade maior beneficiando-se da crença das pessoas. Pelo contrário, há sempre um lugar de portas abertas a todos aqueles que buscam informar-se e aprender mais sobre a doutrina. Da mesma forma que Darwin explicou a evolução terena de nosso planeta, Allan Kaderc quando codificou as obras básicas do Espiritismo mostrou uma forma progressiva de vida. Enquanto a Igreja Católica condenava descobertas cientificas, o espiritismo anda lado a lado com a ciência, a qual inclusive auxilia no entendimento e explicação de muita coisa. A maioria das pessoas que não conhece a doutrina assusta-se com o nome sem ao menos procurar entender o que, e de que maneira, funciona.

Recentemente ocorreu uma votação chamada ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’, a qual felizmente elegeu Chico Xavier. Para mim não há como contestar veracidade das psicografias de Chico Xavier, com mais de 450 livros publicados, os quais nunca atribuiu autoria e por isso mesmo nunca recebeu o dinheiro das publicações, o qual era destinado à caridade, as mais de 10 mil cartas que psicografou para famílias serviram para consolar, auxiliar, explicar e confortar, além de terem sido utilizadas inclusive em julgamentos.

Na Bíblia há inúmeras passagens que citam as bases do espiritismo, bases essas que são condenadas por outras religiões que pregam o que há na Bíblia. Como nos evangelhos de São Mateus e São Marcos, Jesus fala sobre Elias, o qual deveria voltar, e voltou como João Batista. Ora, se o próprio Livro Sagrado afirma reencarnações, como a Igreja condena e refuta está ideia?

Acreditar que estamos em um processo evolutivo proporciona uma reflexão maior sobre nossas atitudes, não por medo de um inferno eterno, mas sim pelo objetivo do crescimento espiritual, não apenas no planeta Terra como em todos os outros lugares habitáveis do Cosmos.

As pessoas deveriam importar-se mais com suas atitudes para com o próximo, analisar como estão se portando moralmente, deixar de julgar as pessoas pelas suas opções de levar a vida. Não importa se você é católico, ateu, protestante, evangélico ou espirita, importa sim o que você faz diante das pessoas que o cercam.

“Faça o bem sem olhar a quem”

Paz e luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário