sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ano novo!


2012 está acabando, mais um ano de vida, mais um ano de histórias, mais um ano de experiências!
Sei que muitos irão me desejar um Feliz Ano novo em redes sociais, e-mail, telefone e pessoalmente, peço que não fiquem desapontados se eu não retribuir-vos diretamente, entretanto deixo minhas sinceras felicitações e boas vibrações coletivas para todos.

Aproveitem este fim de ano, aproveitem mais ainda o ano que vem.
Farão promessas no reveillon acertei? Pois então, cumpram! Ou não, mas que sirvam de metas.
Não pensem que o ano começa depois do carnaval, até porquê até lá as vossas promessas serão esquecidas.
Experimentem talvez prometer cumprir as promessas dos anos anteriores! Quem sabe funcione.
Errem em 2013! Afinal, todos erramos! Porém, aprendam com seus erros.
Não repitam os mesmos erros de 2012! Só será um ano novo se deixar de cometer os erros velhos!
Aproveitem as oportunidades que o mundo irá te trazer!
Pensem! As pessoas com frequência tem esquecido de fazer isso.
Tenham sede de conhecimento! Não importa como, leitura, filmes, conversas, palestras, mas aprendam algo novo em 2013.
Sorriam! Cada minuto sorrindo, são 60 segundos de alegria que você ganha!
Amem! Dediquem carinho a quem vocês gostam, pai, mãe, namorada, marido, cachorro, papagaio... e a quem você não conheça também!
Evoluam!

2013 está aí, e eu desejo de verdade que todos possam ter o melhor ano de suas vidas (até agora, pois tomara que o progresso continue e que 2014 seja melhor, e 2015 mais ainda...)

Aos meus amigos!

“A vida é um jogo”

Não há como saber quem foi a primeira pessoa a dizer, ou pensar, isso. Todos nós no fundo sabemos que nossas atitudes moldam nosso caminho, nossas escolhas muitas vezes são apostas que podem resultar em grandes acertos, como também podem mostrar-se ações não tão corretas assim. Entretanto, além de um jogo a vida também é uma brincadeira onde nos divertimos, damos risadas, não percebemos o tempo passar voando, no fim da brincadeira tivemos algumas frustrações, mas com certeza muitas alegrias, aprendizados e boas lembranças.

O jogo-brincadeira da vida é um quebra-cabeças!
As peças são nossos amigos, cada um com sua forma e estampa única, sem possibilidade de substituição.

Pego uma foto antiga, um sorriso vem junto com os rostos, as histórias começam a serem revividas na mente, as emoções são sentidas novamente, e as peças mostram o quanto são únicas.
Você pode conseguir um emprego, ir bem em um teste, conseguir uma namorada, ter sucesso profissional, tudo isso sozinho. No entanto, um amigo pode te ajudar a estudar para uma prova, te indicar para um emprego, te apresentar uma futura namorada, te ajudar a crescer profissionalmente, além de poder fazer uma coisa que não se pode fazer sozinho: RIR!

Os lugares são bonitos, as viagens são interessantes, as festas são boas, mas de nada vale se não tiver a companhia de amigos, se não tiver alguém para contar como foi sua aventura quando voltar dela, alguém para compartilhar as emoções e emocionar-se contigo.

Muitos foram os lugares que passei e as coisas que vi, em todos agreguei novas peças ao meu quebra-cabeças, como em todos os jogos há as peças que gostamos mais, outras menos, mas de qualquer maneira todas são fundamentais na construção e no molde de nossas vidas, só posso agradecer por ter tido a possibilidade de pegar um quebra-cabeças enorme, onde cada vez mais encontro peças novas, raras, e que possuem um ecaixe no tabuleiro.

Obrigado a todos os meus amigos, com sinceridade e saudade digo-vos que vocês todos são parte de tudo que já construí e serão responsáveis pelas coisas que ainda farei.
Vocês são fodas pra caralho!

domingo, 23 de dezembro de 2012

reflexão


até onde vai seu coração?
o quanto forte é sua boa vontade?
seu egoísmo prevalece?
e se orgulho? como vai?
é capaz de consumir-se internamente
apenas para não entristecer outro alguém?
a capacidade de lidar com as coisas
define o quanto você está pronto
o quanto cresceu
e o quanto ainda precisa crescer!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Beleza das palavras



Na grande turba que vivemos
Inolvidáveis momentos ocorrem
Mas vilipendiamos certas coisas
Que despretensiosamente morrem

Uma poesia torna-se inefável
Palavras encaixam-se por prestidigitação
Portento para alguns
Ádvenas para a multidão

Recôndito nestas palavras
Encontram-se um significado frugal
Não curre a língua portuguesa
Com sua conjugação de boçal!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Abismo do Esquecimento


Chega o abandono
Vou caindo no Abismo do Esquecimento
A solidão intensifica-se a cada momento
Gritar agora já é em vão
Quem ouvirá no meio da escuridão?
O Abismo é uma barreira mental
Mas o que a mente faz é muito real
O desamparo me atinge
Não sei dizer o que mais me aflinge
A escuridão traz a insegurança
Apenas um feixe de luz de esperança
Preciso um aconchego, carinho
Tento sair mas não vejo um caminho
O tempo passa e mais escurece
O tremor gera uma prece
Sei que dependo só de mim para sair
Mas cego não sei como agir
Uma luz volta a brilhar, a lua
Mas o medo do escuro continua...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Naquelas


Tem coisas que custam a mudar
Você engana o mundo
Mas você próprio não consegue enganar
Dribla-se as impressões
Com um certo custo para atuar

O sentimento acontece
Quando pensa ter livrado-se
Vê que ele apenas adormece
Esperando um sinal
Quando toca ele reaparece

Tudo isso a contragosto
A raiva estampa-se
No rubor do rosto
A reação é natural
Um sentimento imposto

Não deixarei isso me enfraquecer
É só continuar persistente
Na tentativa de esquecer
Controlo minha mente
Não será isso que vai me enlouquecer

O que me abala me deixa mais forte
Lutando continuo
E é bom que tenha sorte
Seu caminho é tumultuado
Não conseguirá driblar a morte

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Manifestantes Virtuais!


Planeta Terra! Cinco continentes, mais de duzentos países, mais de 6,5 bilhões de pessoas. Somos apenas um pedaço quase que insignificante nessa grande massa e isso muitas vezes nos faz pensar que nossas atitudes individuais não têm força ou impacto sobre o mundo. Mas será mesmo?

Cada ação individual nossa pode transformar-se em coisas maiores e é um erro pensarmos que o que fizemos não resultará em alguma mudança. Isso é em todos os aspectos.
Por exemplo, o lixo que você jogar na rua vai sim poluir, será um pedaço de plástico a mais no oceano, poderá resultar na morte de um animal marinho e por fim desencadear uma série de coisas que hoje você nem imagina. O mesmo principio serve para nossas ações perante a sociedade. Você é apenas 1 no meio de 6 bilhões e meio de pessoas, porém você pode mudar a sociedade, você pode fazer a diferença na sua comunidade.

Hoje dispomos de uma ferramenta fascinante que não havia há algumas décadas, a internet! A internet é muito mais que uma fonte de pesquisas, informações, humor e diversão, ela é também um ‘espaço’ onde pessoas de diferentes lugares conseguem encontrar-se e trocar opiniões, onde a liberdade de expressão AINDA não foi censurada, e graças a isso ela é também uma ferramenta para mudanças!

Recentemente estava para ocorrer um extermínio de uma população indígena no Brasil, a mídia não divulgou nada, não houve reportagens na televisão, não saiu nos jornais e o que tudo indicava é que os 170 últimos índios iriam realmente morrer e serem esquecidos. Entretanto, começou circular na internet a história deles e houve uma grande mobilização para impedir a chacina, não só no Brasil como também em outros países. Deu resultado! Graças aos internautas muito mais que vidas foram salvas, foi salva uma cultura, conseguiu-se direitos, proteções! Cada cidadão que resolveu compartilhar o que estava acontecendo e manifestar-se contra aquilo fez um pequeno gesto, que foi somando-se e ganhando força até resultar no sucesso.

Outro caso do Brasil também, que a internet mudou o rumo das coisas, foram nas eleições deste ano. Em diversas cidades de todo o país a internet foi fundamental para os candidatos ganharam ou perderem votos. Um bom exemplo foi o que ocorreu na segunda maior cidade do mundo, São Paulo, onde tudo indicava que o futuro prefeito seria um homem que até então era do povo e buscaria soluções para a cidade. Porém, semanas antes das eleições começaram a divulgar coisas sobre seu passado que até então não se sabia. O resultado disso foi uma redução exponencial de adeptos. O oposto ocorreu em Porto Alegre, onde um candidato a vereador não fez folhetos com sua foto e seu número, ao contrário, fez algumas lixeiras e colocou na cidade para as pessoas não jogarem no chão os papeis das campanhas de outros candidatos, a partir do momento que uma pessoa comentou sobre isso nas redes sociais os moradores passaram a interessar-se pelo ‘político da campanha limpa’.

As pessoas muitas vezes têm boas ideias, boas intenções e querem fazer a diferença, mas não sabem como, ou não tem a iniciativa de mobilizar-se para uma passeata pública digamos, e nesses casos a internet pode ser uma ferramenta para cada um fazer sua parte para mudar alguns pontos sociais, talvez não seja uma única pessoa que vá conseguir resultados, mas a internet proporciona essa interação das pessoas, onde cada um faz uma parte, e cada um dá um passo a mais.

Penso que um das formas que temos de mudar as coisas seja essa, há muitas coisas que podem ser feitas das mais diferentes formas, podemos ajudar moradores de rua, fazer serviço voluntário, proteger a natureza e animais, mas para a grande maioria da sociedade essas práticas até parecem legais mas não são efetivamente feitas. Para essas pessoas, que não possuem uma grande disposição para ações reais, a internet apresenta-se como um recurso mais cômodo e que pode ser útil e eficiente em muitos aspectos.


PS: Esse texto fiz para uma apresentação que farei aqui em Portugal, por isso há partes que falo do Brasil como sendo 'fora'.